Nicolas Gueguen, Universidade da Bretanha do Sul, na França, é um cientista específico em comportamento. Ele realizou um experimento que mostrou como uma pessoa poderia ter o que desejasse com mais facilidade. Segundo seu estudo, existem frases que apelam para a psicologia do ser humano. Para chegar a essa conclusão, Nicolas analisou 320 homens e 320 mulheres entre 30 a 55 anos de idade, abordados nas ruas de Bretanha. Para iniciar o teste, as pessoas abordadas ouviam primeiramente a frase “você provavelmente vai recusar” e depois eram convidadas a realizar uma doação. Na condição de controle, os voluntários apenas ouviam o pedido de dinheiro. Segundo o estudo, mais...
[Leia mais]Nicolas Gueguen, Universidade da Bretanha do Sul, na França, é um cientista específico em comportamento. Ele realizou um experimento que mostrou como uma pessoa poderia ter o que desejasse com mais facilidade. Segundo seu estudo, existem frases que apelam para a psicologia do ser humano. Para chegar a essa conclusão, Nicolas analisou 320 homens e 320 mulheres entre 30 a 55 anos de idade, abordados nas ruas de Bretanha. Para iniciar o teste, as pessoas abordadas ouviam primeiramente a frase “você provavelmente vai recusar” e depois eram convidadas a realizar uma doação. Na condição de controle, os voluntários apenas ouviam o pedido de dinheiro. Segundo o estudo, mais participantes ajudavam na condição experimental. Quando abordadas com a frase referida, 39% das pessoas doaram, contra 25%, das pessoas em condição de controle.
Para explicar o resultado, o especialista usou a teoria da reatância, que é a explicação de que pessoas podem ficar mais resistentes quando se sentem compelidas a fazer algo. Outros estudos já mostraram que uma boa maneira para obter conformidade, é deixar que alguém se sinta livre. Um exemplo é quando o orador diz que você vai recusar algo. Essa afirmação modifica seu senso de liberdade, para que possa recuperá-lo, sua escolha acaba sendo a oposta à sugerida.
Outra curiosidade, é que qualquer ameaça à autoimagem é um artifício para reduzir a resistência de alguém. O estudo também mostrou que há outras frases com o mesmo poder, como “Não se sinta obrigado, mas…” ou “Você é livre para aceitar ou recusar” e “Faça como desejar, mas…”, ou seja, para conseguir o que quer, a melhor estratégia é dar liberdade para seu interlocutor.
Conteúdo organizado por: Rafael Lourenço
Créditos: Conteúdo originalmente traduzido por Portal R7 - Jornal Ciência, publicado por Business Insider.